Após
os encaminhamentos feitos no encontro da 3ª Sequência Didática, os grupos de estudantes se
reuniram extraclasse, produziram pesquisas mais aprofundadas a fim de conhecer os princípios físicos associados ao funcionamento de equipamentos que puderam
ser construídos a partir de descobertas da física moderna e começaram as
produções dos infográficos. .
Para
acompanhar todo o processo de produção, abrimos um post em nosso grupo fechado
no facebook onde podíamos trocar ideias, indicar boas referências, sugerir
mudanças e acompanhar o andamento do trabalho.
Além disso, os grupos compartilharam comigo a edição do infográfico, assim podíamos deixar comentários no próprio infográfico, para que tivéssemos produções ainda melhores, tanto do ponto de vista estético quanto de conteúdo de Física. No tutorial do Canva que publicamos no post “3ª Sequência Didática”, explicamos como compartilhar a edição no Canva.
Realizamos também encontros individuais com alguns grupos para falarmos sobre o infográfico e vermos o andamento do trabalho.
É
sempre uma grata surpresa trabalhar utilizando tecnologias com os estudantes,
pois eles nos surpreendem das melhores formas. Durante todo o percurso, até
chegar na produção final que era o infográfico eles aprendem os conteúdos, a se relacionar com os colegas, trocam informações uns com os
outros e nós professores vamos aprendendo junto, já que eles nasceram nesse mundo tecnológico e tem muito a nos ensinar.
Abaixo disponibilizamos os infográficos
produzidos, os quais podem ser utilizados, independente da aplicação do Produto
Educacional, mediante a produção de um planejamento. Porém recomendamos que os
professores apliquem a sequência pois o percurso pode resultar em aprendizagens muito mais significativas.
Fibra ótica
Raio
X
Lâmpadas
de Vapor de Mercúrio
Transistor
Laser
Excelentes trabalhos! É nítido o comprometimento dos alunos.
ResponderExcluirÓtimo os trabalhos! Irei usar slguns que me interessaram.
ResponderExcluir