terça-feira, 18 de junho de 2019

Gamificação com QR Codes

No dia 14/06 aplicamos a primeira parte do produto educacional criado para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Essa primeira sequência consiste em uma atividade gamificada, cujo objetivo é funcionar como um organizador prévio, fornecendo subsunçores onde possam se ancorar os conhecimentos que os estudantes irão adquirir nas próximas fases do produto educacional.

Para gamificar utilizamos QR Codes que direcionavam a desafios que os estudantes tinham que resolver e responder. Cada grupo recebeu as instruções e uma folha para as respostas. Os códigos foram espalhados aleatoriamente pela escola, somente o primeiro código foi indicado aos grupos, que após a solução do primeiro desafio tinham que ir em busca dos códigos corretos. A  pista para cada desafio era baseada na resolução correta do desafio anterior, de modo que os grupos tinham que manter a sequência correta para encontrar e resolver todos os desafios.

Caso queira realizar essa atividade com seus alunos acesse os códigos, a folha de respostas , a folha de respostas esperadas clicando nos links e os imprima. Esperamos que seja tão proveitoso quanto foi com nossos estudantes. Se achar a gamificação interessante e vislumbrar outras maneiras de utilizar, com outros conteúdos, acesse aqui o tutorial que explica como produzir seus próprios códigos QR Code e monte a sua atividade gamificada.

Na segunda sequência os estudantes conhecerão alguns cientistas e suas contribuições para a ciência, então era preciso que se inteirassem do contexto onde se deu o nascimento da Física Moderna.


A atividade foi muita proveitosa! Todos os grupos estavam engajados, houve muita interação e todos participaram de alguma forma. Abaixo os registros desse momento.

Gamication de Daniela Fontana Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário