domingo, 9 de junho de 2019

Nanotecnologia

Nanotecnologia é o entendimento e controle da matéria em nanoescala, em escala atômica e molecular. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais.

 Um dos princípios básicos da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. O objetivo é elaborar estruturas estáveis e melhores do que se estivessem em sua forma "normal". Isso porque os elementos se comportam de maneira diferente em nanoescala.



            Para se ter uma ideia melhor do que estamos falando veja abaixo uma escala manométrica.


Fonte: PUC RIO, 2012, aula 1, p.2.
Por meio da nanotecnologia, cientistas conseguem desenvolver materiais e componentes melhores, pois os materiais trabalhados nas escalas métricas que conhecemos não se comportam da mesma maneira em nanoescala. Gases, líquidos e sólidos trabalhados em nanoescala podem se tornar mais fortes ou ganharem propriedades como condução de calor e eletricidade, ficar mais reativos, mudar de cor e outros fenômenos.

Por sua capacidade de criar materiais mais fortes, finos e duráveis, a nanotecnologia é bastante usada em diversos setores da indústria e da tecnologia e em estudos da física, química, biologia e medicina.

Nanotecnologia de Daniela Fontana Almenara

Colaboração: Carlos Alberto Normando, Daniela Fontana Almenara, Daniel Cassimiro Mendes, Elexlhane G. D. de Siqueira, Gleisivane R. Saldanha.
Disciplina: Nanotecnologia
Profª.: Dra. Queila da Silva Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário