sábado, 30 de março de 2019

Mapas mentais e o ensino de Física

As demandas da sociedade atual exigem que preparemos os estudantes para ter uma postura ativa, não podendo mais ser meros reprodutores de informação.  Para isso, precisamos propor atividades que desenvolvam sua criatividade, respeitem os ritmos individuais e atribuam relevância a sua curiosidade e motivação.
Os mapas mentais, que são uma espécie de diagrama com função de organizar informações, podem ser uma maneira criativa dos estudantes organizarem e consolidarem a aprendizagem dos conteúdos, dando ênfase à parte conceitual da Física e mostrando que essa ciência é muito mais que os temidos cálculos matemáticos.
Tornar a disciplina atrativa aos estudantes pode ser uma forma de encontrarmos, desenvolvermos e incentivarmos novos talentos nas áreas das ciências, por isso propomos aos 3º anos A e B que construíssem mapas mentais reunindo todo conteúdo de Força Elétrica que estávamos estudando.
  O resultado foi gratificante! Tivemos a participação de todos os estudantes,  produções muito criativas, e uma aprendizagem significativa dos conceitos Físicos propostos. Observamos inclusive que muitos inseriram essa prática em sua rotina e estão fazendo mapas mentais de outros conteúdos e disciplinas como forma de se prepararem para o ENEM. Confiram abaixo como nossos estudantes foram criativos.

Montagem criada Bloggif


Nenhum comentário:

Postar um comentário